Implementação de Automação No-Code Nativa no Jestor com Google Docs

Gostaria de solicitar que avaliem com carinho criar uma Automação Nativa No-Code para o Google Docs.

Creio que grande parte dos clientes que buscam automações querem desenvolver documentos a partir do Jestor. Sei que há a função “Gerar PDF”, tanto simples quanto via HTML. Porém, a função simples, como sugere, é simples demais e não gera exatamente um “documento útil” e sim um “print” para necessidades pontuais. Já a função via HTML é muito complexa para gerar um documento, como um contrato, um relatório. Não facilita muito a vida do “usuário no-code”.

Neste sentido, creio que uma automação no-code muito interessante para a plataforma seria a de “Gerar arquivo via Google Docs”. Isso é muito similar a o que muita gente já usa no Excel, via Mala Direta para o Word, bem como no Google Docs, via aplicativo Autocrat. Minha ideia é que vocês desenvolvam um “Autocrat no Jestor” (gerar um documento no Docs, por meio de um “modelo com tags”, dentro do Google Drive conectado).

Claro, sei que não é simples assim chegar dando uma ideia e achar que vai ser desenvolvida só porque dei a ideia. Mas acho que realmente é algo que está “faltando na plataforma”. Como muitos clientes serão atraídos “das planilhas para o Jestor”, isso vai fazer brilhar os olhos!

Hoje, para resolver essa situação, nós planejamos fazer uma automação do Jestor para o Google Sheets, encaminhando os dados para os documentos. Lá nós conectamos o Autocrat. Então no Autocrat nós geramos os documentos dentro do Drive a partir do Sheets. Vejam que é um longo e confuso caminho para “usuários normais” (também é necessário “converter alguns dados/formatos que são lançados pelo Jestor no Sheets, como Datas e Horários, por exemplo).

Sendo assim, reforço a ideia, pedido, solicitação de que avaliem gerar a automação nativa Jestor para o Google Docs. Certamente vão fortalecer muito a plataforma!

No mais, permaneço à disposição para contribuir!

Cordial e atenciosamente.

Estevão Lins Maia
upestagio.jestor.com

1 Like

Torcendo para criarem essa automação no-code! :smiley:

Oi @estevaolins e @Edilson

Não é necessario, pois agora o Jestor possui a função de criar páginas e documentos interativos.

Você pode entender como funciona aqui nessa live que fizemos: Como criar Páginas e Documentos interativos no Jestor - YouTube

Olá, Marcos! Eu já vi a função no vídeo (e vou ver novamente), mas confesso que não ficou clara essa questão para a finalidade de “emitir um documento”. Vendo o vídeo pareceu muito uma ideia de “página” simplesmente e não enxerguei como, por exemplo, delimitar tamanho de página, numerar página, etc. Mas vou sim assistir novamente mais atento. Qualquer coisa volto aqui! rs

Olá, @marcos.figueiredo!

Assisti novamente ao vídeo. Achei a solução bacana para o que foi muito comentado dentro do vídeo, por exemplo para algum report interno dentro da empresa, ou menos para agrupamento de informações importantes dentro de processos. Porém, como solução de “Gerador de Documentos”, ainda fica muito à desejar. Alguns pontos que posso citar:

• O título da Página aparece no documento: isso pode atrapalhar, porque o título da página não é necessariamente o título do documento. Se esse título for grande, como no caso que testei, ele nem aparece completo na página (e no print);

• Não é possível chamar variáveis isoladamente: isso é bem comum em documentos. Para chamar as variáveis só utilizando Blocos, o que não cabe em muitas situações, como, por exemplo, colocar no meio de uma cláusula uma informação contida em uma tabela;

• A parte de formatação é bem simples: certamente será aprimorada, mas ainda tem muita coisa em nível de formatação que precisará ser implantada, como justificar o texto.

• Não é possível “desenhar elementos”: como uma linha para assinatura e o nome da pessoa abaixo (a variável que não é possível chamar);

• Não há como definir parâmetros de impressão: bordas, margens, cabeçalho, rodapé, etc.

• Os dados de Cabeçalho e Rodapé são “poluídos”: com Data, Hora, Título da Page, Empresa, “Jestor” no cabeçalho e Link da page no rodapé.

Sendo assim, entendo que é uma solução prática para ser utilizada internamente, mas para gerar documentos, contratos e até mesmo relatórios (um pouco mais complexos) ainda não atende.

De fato a estrutura de um Editor de Documentos como o Google Docs/Word ainda se faz necessária no dia a dia. Se puderem avaliar a possibilidade de integrar o Jestor ao Google Docs, certamente a plataforma só tende a ganhar!

Obrigado pela atenção!

1 Like