Gráficos mostram ID mesmo com o outro campo selecionado como rótulo

Ola pessoal, me ajudem com uma questão aqui, por gentileza!

Tenho minha Tab de Clientes Cadastrados, OK.
Tenho minha Tab de Serviços que meu estúdio oferece (www.naturalmusic.com.br), OK

Quando vou cadastrar um trabalho em execução, ou dar uma baixa financeira coloco lá, relacionar tabelas, ok , puxo um serviço já cadastrado, e um cliente já cadastrado, ok.

Defino que em Clientes a Coluna “NOME” é o rótulo, e nos serviços defino que “Descrição do Serviço” é o rótulo. OK. Tudo certo até aqui.

Porém, quando vou pedir para que um gráfico seja executado para ter as quantidades por serviço, por exemplo, no eixo X (ou y, não me lembro ao certo) eu coloco "Descrição do Serviço"e no Y, total, somar etc…

Quando o gráfico é rodado ele me mostra números (provavelmente o ID automárico) ao invés dos Serviços, mesmo eu tendo definito a descrição do serviço como rótulo.

Me parece que por ser informação de tabela relacionada, externa, ele não mostra o rótulo correto. Na verdade ele nem permite setar como rótulo uma coluna com informações de tabela relacionada.

Me senti frustrado pois justamente o relacionar tabelas permite que o preenchimento dos campos sejam automatizados, já que são cadastrados a priori , mas na hora de usar essa tabela pra gerar um gráfico, não consigo usar… ou seja, resolveu um problema e arrumou outro…rsss

Segue algumas imagens.
Se puderem ajudar, agradeço.
Abraços

Captura de Tela 2022-01-11 às 14.37.52
Captura de Tela 2022-01-11 às 14.39.23

Fala @ramoneoviolao

Entendi sua dúvida! No caso do gráfico de barras ele só irá te mostrar valores mesmo então realmente vc nao vai conseguir ter ali “Gravação”, mas o que vc pode fazer é criar um gráfico de pizza e ter a info da sua receita total em um periodo da sua escolha por tipo de serviço.

Outra solução seria criar um componente de indicador pra cada tipo de serviço e ter nele o valor total da sua receita no periodo escolhido, o que acha?

Da uma olhadinha tb na nossa documentação: Simple indicator

1 Like

maravilha marcos. Vou testar o indicador, se não fico com o gráfico de pizza , muito obrigado!

1 Like