Gatilho "After record is updated" da trigger não está lendo campo fórmula

Bom dia! @marcos.figueiredo

Estou buscando ativar um código em uma trigger que é ativado com o gatilho de “After record is updated”. Porém, o campo de atualização que estou tentando utilizar é um campo de fórmula e parece não estar reconhecendo quando ele atualiza.

Se trata da tabela “Reservas” onde temos a data de check-in e check-out de uma reserva, a ideia é analisar a quantos dias estamos da data de check-out da reserva. Para isso, utilizo o campo de fórmula “Dias para o check-out” onde temos a equação:
DATEDIFF({{data_de_saida}}, NOW())

“data_de_saida” é a variável que contém a data de check-out.

Em teoria, a minha ideia, é que quando a função NOW() atualizar o dia, mude a quantidade de dias no campo, e isso acontece normalmente. O problema é que o gatilho da trigger parece não ler quando esse campo atualiza, quando testo atualizando outro campo a trigger é ativada mas quando é atualização automática desse campo não acontece.

Para testar, adicionei um campo de checkbox com a automação de que quando um card atualizar no campo “Dias para o checkout” para o valor de 1, esse checkbox seria marcado. E quando é atualizado automaticamente para 1 o checkbox não é marcado. Ao tentar atualizar outro campo manualmente com “Dias para o checkout” se mantendo em 1, aí sim a automação roda e marca o checkbox. Imagem da automação de teste abaixo:

Sabem dizer o que pode estar ocorrendo?

Opa @vinimenezes

O campo de formula é um campo de front então ele realmente por enquanto não vai ativar uma automação.

A solução que vejo seria você fazer através de low-code e jogar para o valor da diff cair em um campo de número, aí você conseguiria ativar uma automação :slight_smile:

@marcos.figueiredo Entendi, vou testar essa ideia. Valeu!

1 Like