Oi pessoal.
Estou com dificuldade para fazer uma automação rodar da maneira correta.
Tenho um formulário em meu site para capturar simulações dos meus clientes e fiz um webhook que recebe os dados e deve abastecer duas tabelas diferentes. Uma de simulações e outra de proprietários.
Fiz a automação usando a create a record e depois usando a Connect a record based on a key + Create if not found.
Com isso, minha ideia é que o webhook envie os dados e depois a automação:
- Cria a simulação na tabela de simulações
- Procura com base no email o proprietário na tabela de proprietários
- Cria o proprietário na tabela de proprietários se não encontrado
- Conecta o registro criado na tabela de simulações ao proprietário criado usando a coluna de proprietários na tabela de simulações como campo conectado
A automação rodando cria e procura os registros nas tabelas, mas não conecta um registro a outro por meio do campo indicado. A coluna que deveria conter o registro conectado fica vazia.
Não consegui identificar o meu erro. Se alguém puder me ajudar.
Tentei criar um campo de email na tabela de simulações para fazer a vinculação, mas também não tive sucesso.
Como está a configuração
Create a Record
Choose tabs: Simulações
Choose fields: Record ID;Etapa;Valor do Aluguel;Valor Solicitado;Número de Parcelas;Valor das Parcelas
Set values: Record ID: {{simulationID}}; Etapa: Nova Simulação; Valor do Aluguel: {{rentValue}}; Valor Solicitado: {{requestedAmount}}; Número de Parcelas: {{choosedPlan.month}}; Valor das Parcelas: {{choosedPlan.installment}}
Connect a record based on a key + Create if not found
Table to search record on: Proprietários
Field to search the value: Email
Value to be searched: {{email}}
Table to link connected record: Simulações
Record to link connected record to: {{[event][5].id_simulacoes_antecipacao_2}}
Opa @felipelaporte
Analisando aqui, você configurou para dar o search pra conectar com simulações
mas o create de simulações esta como a ultima action.
Então você tem que inverter e criar o record de simulação antes e depois fazer o search and connect, senão a simulação não existe ainda.
Ficando na ordem:
Create a record
Connect a record based on a key + Create if not found
Valeu pelo rápido retorno, @marcos.figueiredo!
Fiz essa alteração de ordem e testei. A automação criou o novo registro na tabela Simulações, criou o novo registro na tabela de proprietários, mas o campo conectado (Prop) na tabela Simulações continua vazio.
Não seria algo no campo Record to link connected record to? Ou em eu não identificar corretamente qual é o campo que vincula os dois registros?
Já me ocorreu se eu deveria criar um registro, depois criar outro e criar uma terceira automação para conectar os registros. Mas assim pensei que posso perder a busca na tabela de proprietários antes de criar um novo registro para evitar registros duplicados
Estranhei estar com um nome diferente do que está na tabela
{{[event][5].id_simulacoes_antecipacao_2}}
Outra coisa que estranhei foi estar escrito no título da automação que ela é sem tabelas relacionadas

Devo estar com alguma outra configuração errada além da que vc apontou.
Entendi! Consegue nos mostrar como está a estrutura dessas tabelas? Pra gente entender como foram montadas e como estao conectadas entre si!
Se preferir, pode enviar um video para hello@jestor.com que já analisamos!
Vou enviar o vídeo, Marcos. Aproveito para adicionar um print da tabela de simulações.
Os proprietários que aparecem vinculados na coluna (prop) foram adicionados manualmente. Estávamos testando se o campo estava correto.
@marcos.figueiredo, excluí a automação antiga e fiz novamente.
Agora tenho outro problema. A automação fez a vinculação do registro do proprietário na coluna prop dentro da tabela de simulações, mas não criou o registro do proprietário na tabela proprietários.
Vídeo enviado no email.
@felipelaporte uma duvida, vi que o ID que selecionou foi esse abaixo, mas a tabela se chama apenas “simulacoes”, esta correto mesmo?

Achei isso estranho @marcos.figueiredo. Mencionei na mensagem 2 quando estava com
{{[event][5].id_simulacoes_antecipacao_2}} no campo.
Porém, acho que o problema não é esse pq a identificação da tabela parece correta. Olha o print abaixo

Opa @felipelaporte
Analisando aqui com o time, está funcionando corretamente!
Ele criou o connected, como vc mostrou no video

Mas vejo que voce esta buscando que a info tb esteja aqui:
Na aba de connected vc vai encontrar infos que estao conectadas a essa tabela e nao o que essa tabela eta conectada. Então voce acabou criando campos conectados de ambos os lados.
Se voce olhar na tabela proprietário e ver a aba de connected, aí vai ter todas as simulações que esse proprietário fez
Oi @marcos.figueiredo
Entendi. O problema é que está criando a conexão como mostrei no vídeo, mas não cria um registro na tabela de proprietários.
No exemplo abaixo ele cria o campo conectado com email felipelaporte@fiancarapida.com, mas não cria um registro para esse proprietário na tabela de proprietários.