Campo de comparação de datas automático

Boa noite,
Existe algum recurso do Jestor que possa comparar duas datas e preencher/atualizar com campo baseado nessa informação?
Fica mais claro com um exemplo:
Tenho um campo de “Data de Vencimento”. Gostaria que no dia seguinte a “Data de Vencimento” um campo de “Status” seja automaticamente alterado para “Vencido”.
Já tentei e tenho duas dificuldades: 1) Criar uma fórmula que compara um campo de data com a data atual e 2) Criar uma automação que roda “automaticamente” para todas as linhas, fazendo a verificação das datas.
Obrigado,
Fernando

Opa @Fernando_L

Seria necessario utilizar o low-code!

Oi Marcos,
Mas qual seria o trigger nesse caso? Pelo que entendi, temos apenas as opções do print abaixo. No caso eu precisaria que o código rodasse automaticamente em um momento pré-definido do dia, mesmo sem criação, modificação ou exclusão de registros.
Também, teria que checar todos os registros da tabela.
É possível? Acho que não estaria no escopo do que é explicado no What is jestor?.
Screenshot 2023-03-09 at 20.57.54

Opa @Fernando_L

Encontrei uma solução aqui pra vc!

Tem um trick chamado Search and update status que faz só isso (busca records e altera um campo de single option), aí voce pode configurar dessa forma pra buscar records de ontem, por exemplo e atualizar o status, sendo a forma de pegar ontem:

{{date('yesterday')}}

image__0dc6dcb9febfd11982f0058002a8e086 (1)

Voce pode parear isso com a trigger de schedule pra rodar todo dia. Nesse exemplo, vai começar amanhã e rodar todo dia 6:00

Se Você quiser fazer isso via lowcode, Você tem que criar uma Function (não uma trigger) e aí ativar com esse trigger de Schedule + a action de Run a function!

Bom dia Marcos,
Obrigado!

Na sugestão de de usar o “Search records and update status”, uma dúvida. Vi que o limite são 100 verificações. No caso da tabela ter mais de 100 registros, qual o critério para as verificações? Por exemplo, se forem sempre os últimos 100 criados ou modificados, estaria ok pois meu volume não é grande. Mas se forem sempre os primeiros 100 criados, por exemplo, não funcionaria, pois sempre verificaria os mesmos registros.

Em relação a sugestão Low-code, consigo achar no https://docs.jestor.com/ documentação sobre criar Functions?

Obrigado novamente.
Fernando

A limitação é pro número de resultados, não pro número de records da tabela. Tipo:

• Se voce tem 1000 records mas só 3 estão pra ontem, voltam esses 3
  • Se tem 1000 records e 101 pra ontem, vai retornar 100

Via esse trick, se voce vai ter mais de 100 resultados, voce precisaria criar dois em sequência

Via low-code, é acessar a área de low-code e ir em Functions e aí os métodos que podem ser utilizados estão em: Python: Native Methods (jestor.com)