Boa tarde,
Uma dúvida em relação a automação “When a Card Reaches a Stage”.
Ela funciona quando o card é atualizado por outra automação?
Tenho uma automação que roda quando um “pagamento” é alterado para a fase “Em análise”. Porém, ela só está funcionando quando eu manualmente faço essa mudança. Tenho uma outra automação que coloca todos os novos registros “Em análise”, mas nesse caso a outra automação não parece estar rodando.
Obrigado,
Fernando
Para acrescentar uma informação, eu tenho outra tabela com o mesmo desenho de automações, porém lá funciona. Ou seja, quando lá o card é atualizado para “Em análise”, mesmo que por um outra automação, a automação “When a Card Reaches a Stage” roda normalmente.
Opa @Fernando_L
Funciona sim!
Tem que analisar se não tem algo errado como o valor correto, sem acento, algo assim. Mas a automação não vai rodar no create, tipo, se o card já esta sendo criado na fase.
Pra ficar mais facil de entender, consegue mandar um video demonstrando a config dessa automação e tentando fazer ela rodar?
Oi @Vitor_NoCoder, a automação roda quando eu coloco o card manualmente na fase “Em análise”, então me parece que não há nada errado com a configuração da automação. Se fosse o caso, também não funcionaria nesse caso.
Sobre o create, a automação que coloca o card “Em análise” tem sim como trigger a criação do registro, mas não a automação em si que está dando problema. Ou seja, o registro é criado (por um form), a primeira automação (com trigger do create) muda a fase para “Em análise” e a segunda automação deveria ser trigada pela colocação “Em análise”. Nesse desenho a automação deveria funcionar?
Caso não funcione mesmo nesse caso, alguma sugestão?
Se deveria funcionar nesse caso, posso fazer o vídeo sugerido.
Obrigado!
@Fernando_L pelo que explicou era pra funcionar sim!
Nos manda o video para checarmos aqui pra te ajudar?
Segue o vídeo para ilustrar.
Eu mostro que ao trocar manualmente a fase para “Em análise”, a automação funciona e troca para “Aprovado”. Faço isso com dois registros.
Depois eu crio um novo registro através do formulário, mas nesse caso a automação não funciona, ou seja, ele fica “Em análise”. Eu tento fazer um refresh da página mas não muda.
Mas pelo que vi quando voce preenche o forms o registro já é criado em analise, não? Por isso que não ativa a trigger.
“When a Card Reaches a Stage” no caso é quando um card atinge uma fase e realmente nao vai funcionar se ele já for criado nessa fase. Acredito que a melhor opção seria usar essa trigger aqui:
Que é quando registro é criado com condições. Aí vc faz que quando registro for criado na tabela X e o campo de fase seja “Em analise” ative a trigger para rodar a ação
Então, ele não é criado na fase “Em análise”. Ele é criado com esse campo vazio e há uma automação que preenche com “Em análise” todos os registros criados. Assim entendo que por o registro ter sido criado com o campo vazio e depois preenchido com o “Em análise”, a automação deveria funcionar.
Também já testei a automação “When a record is updated” e não funcionou.
Como estou criando os registros através de um Form, pelo que sei, não consigo criar os registros já com a fase preenchida, pois essa não é uma opção do usuário. Nesse caso não consigo usar essa automação sugerida. Também, a mesma automação que preenche o “Em análise” para os registros criados também atualiza outros campos que serão necessários para a automação em questão, então a automação sugerida não funcionaria pois alguns campos necessários ainda não estariam preenchidos.
O que me chama atenção é que, como comentei, tenho o mesmo desenho em outra tabela e está funcionando.
É possível que alguma outra automação esteja de alguma forma entrando em conflito com esta e impedindo o funcionamento?
Obrigado!
Se voce tiver uma visão de kanban na tabela e na config da visão do seu Kanban essa opção estiver desmarcada, todo registro criado sempre será criado na primeira fase do Kanban automaticamente. Então voce nao precisa de uma automação para atualizar o campo de fase, se ele for o primeiro do seu kanban
é possivel sim que esteja havendo algum conflito de automações. Mas testa com a automação de:
Problema resolvido!
Quando você mostrou essa questão da opção do registro ser direcionado automaticamente para a primeira fase do Kanban, entendi o que estava ocorrendo. Como essa opção estava marcada, os registros criados estavam sendo automaticamente sendo criados “Em análise”, ai realmente o trigger da automação não estava sendo acionado. Na minha outra tabela onde o processo funcionava, a opção estava desmarcada.
Como sugestão, achei um pouco confuso o fato de ao criar um Kanban, ou seja, uma opção de visualização, eu tenha acidentalmente criado uma automação que “embaralhou” todo meu fluxo já criado de regras e automações. De fato eu teria demorado muito para descobrir o que estava ocorrendo. A sugestão seria não dar opções que afetem fluxos de automações e processos ao criar visualizações, acho um pouco confuso.
De toda forma, obrigado pela ajuda!