Atualizando campos de "lista de 1 opção"

Pessoal, qual é o comportamento esperado quando eu atualizo uma tabela onde existe um campo do tipo “lista de 1 opção” com uma classe nova.

Ou seja, imagine que a coluna X é um campo do tipo “lista de 1 opção”. Nele eu tenho as classes A, B e C.

Quando eu atualizar esse campo com uma nova amostra de dados que tem a classe D. Qual o comportamento esperado?

Oi @Bruno

Confirmar se entendi direito. Você quer saber o que acontece se você tem um campo de lista, por exemplo com as 3 opções abaixo:
Screen Shot 2022-05-17 at 09.42.33

E ai, o que acontece se você atualizar ele adicionando mais uma opção na lista?
Screen Shot 2022-05-17 at 09.43.34

Se é isso, não entendi muito bem a dúvida! Se você atualizar o campo, o comportamento será que ele terá mais uma opção para você selecionar nos seus registros

é isso mesmo @marcos.figueiredo . Então ele cria a classe “D” automaticamente para mim? Ou seja, se eu for lá em “editar campo” antes de importar eu teria, A, B e C…depois de importar no “editar campo” eu teria A, B, C e D.

Isso, se você editar e adicionar ou remover opções da lista, ele irá atualizar o campo como todo na sua tabela!

Acho que mais importante é saber o comportamento se vc tiver A. B e C… e tem 50 registros com cada letra.

Daí vc vai lá e DELETA a pção B e cria uma nova (ou não cria nenhuma).

o que acontece com os 50 registros com a opção B que não existe mais?

Se não me engano, assim como no Excel e outros bancos de dados, o registro salvo mantém a opção B. Mas fica acinzentada, mostrando que não existe mais.

1 Like

No seu exemplo, se você deletar a opção B, todos os registros com a opção B ficarão em branco. Mas ao invés de deletar para criar um novo, você pode apenas editar a opção renomeando o seu nome e assim todos os registros que estavam com a opção B serão atualizados para a nova opção :slight_smile:

oi Marcos. Não fica em branco. Eu lembrava que não ficava e testei aqui esse exato exemplo.

Ficou “acinzentado”, como mencionei. Opção B deletada

image

aqui coloquei a opção A em cinza
image

a diferença entre opções com a cor cinza escolhida e a opção DELETADA que fica acinzentada é BEM pequena.
image

Ah sim, está certo! Não ficará em branco, manterá o front para você identificar que aquele campo continha aquela opção, mas como vc deletou a opção, se vc criar uma nova opção ela não substituirá aqueles registros.

Neste caso, como expliquei, você deve apenas editar o nome da opção, clicando no ícone de edição, caso a sua intenção seja substituir os campos que continham a opção antiga:
Uploading: Screen Shot 2022-06-15 at 14.51.41.png…

2 Likes