Agregar informações de relações N:M

Bom dia,
Tenho uma demanda real que gostaria de ajuda como melhor usar o Jestor para soluciona-la.
Hoje tenho uma tabela de pagamentos e outra de adiantamentos. Quando cadastro um pagamento, posso usar um campo de conexão 1:N para indicar de aquele pagamento já tem um adiantamento. Uso um Look-up para trazer o valor adiantado da tabela de Adiantamentos e calculo facilmente o valor em aberto para pagar.
Me deparei agora com uma situação em que um documento tem múltiplos adiantamos. A solução mais fácil, que eu queria evitar, seria criar campos Adiantamento 1, Adiantamento 2, etc, todos conexões 1:N, ai criar campos de Look-up para cada um deles.
Pensei em usar um campo de tabela conectada N:M, e indicar ali todos os adiantamentos. Ai minha pergunta, consigo fazer um campo similar a um Look-up que é um somatório do campo de valor de todos os adiantamentos no campo N:M?
Uma outra solução poderia ser também criar uma tabela auxiliar que relaciona as duas tabelas, onde cada linha tem um campo da tabela pagamento e um campo da tabela adiantamentos. Nela mesmo posso trazer o valor de cada adiantamento. Mas o problema seria parecido, consigo criar um campo na tabela de pagamentos que é o somatório do campo de valor da tabela auxiliar apenas dos campos relacionado ao pagamento em questão? Seria similar ao “sumif” do Excel, somar uma coluna de uma tabela condicionada a uma outra coluna. No caso somar apenas os campos que são relacionados ao pagamento específico em questão.
Seria uma aplicação para o campo tipo “Query”?
Não sei se a explicação ficou clara, posso dar exemplos se necessário.
Muito obrigado!

Oi @Fernando_L

A lógica mais escalavel seria utilizando 3 tabelas conectadas, usando de exemplo uma estrutura de vendas:

• Uma tabela para cadastrar os produtos e seus valores
  • Uma para os pedidos, onde cada registro será um pedido, tipo Fernando quer a camisa A(um registro), Fernando tb quer a camisa B(outro registro) puxando por campo conectado o produto e seu valor(por automacao)
  • Uma terceira tabela para a “venda”, digamos assim. Nessa tabela de venda será onde você irá agrupar os pedidos em um unico registro somando os valores. Após ter a estrutura essa é a unica tabela que será utilizada, as outras sao so para estrutura.

Oi @Vitor_NoCoder ,
Entendi, mas como que é feito o somatório dos valores na tabela de vendas?
Por exemplo, se na tabela de Vendas eu quiser ter um campo com o valor total da venda, que soma o valor de todos os pedidos daquela venda, como que eu faço para somar os campos da tabela de pedidos que estejam relacionados com essa venda?
Obrigado,
Fernando

Utilizando automação! Voce pode utilizar essa aqui de agregar valores, funciona exatamente com essa estrutura :slight_smile:

Screenshot 2023-05-24 at 11.42.48

Olá Vitor, pegando gancho com essa dúvida do colega, gostaria de saber como faço para, na tabela de venda, visualizar todos os produtos do pedido do Fernando, no caso (Camisa A e Camisa B)

Essa informacao estará na aba de conectados que é nessa parte aqui dentro do registro
Screenshot 2023-05-24 at 13.21.14

Maravilha, estou entendendo… Quando falamos em conectados, nos referimos a um campo de TABELAS CONECTADAS N:M correto?

Pra complementar o exemplo, e se nesse caso, o produto possuisse variação variação de tamanho, por exemplo, Fernando quer a Camisa A tamanho P e Camisa A tamanho M e Camisa B tamanho G?
Eu faria as conexões do mesmo jeito, porém agora com uma tabela a mais de TAMANHO?

Muito obrigado

Oi @igor.santos01

No caso é um campo conectado N:1

é a mesma lógica utilizada para montar o bloco de gerador de pedidos, da uma olhadinha nele!
Screenshot 2023-05-24 at 14.07.30